quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita à casa paterna

O soneto abaixo (lindo, lindo!) já é uma pré homenagem do BRIGADEIRO COM POESIA às queridas mãezinhas, cujo dia será celebrado no próximo domingo:

"Visita à casa paterna"

Como a ave que volta ao ninho antigo,
depois de um longo e tenebroso inverno,
eu quis também rever o lar paterno,
o meu primeiro e virginal abrigo.


Entrei. Um genio carinhoso e amigo,
o fantasma talvez do amor materno,
tomou-me as mãos, – olhou-me grave e terno,
e, passo a passo, caminhou comigo.


Era esta a sala… (Oh! se me lembro! e quanto!)
em que da luz nocturna à claridade,
minhas irmãs e minha mãe…O pranto


jorrou-me em ondas… Resistir quem há-de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
chorava em cada canto uma saudade.

(Luís Guimarães Jr.*) 


*Luís Caetano Pereira Guimarães Jr. nasceu no Rio de Janeiro em 17 de Fevereiro de 1845 e faleceu em Lisboa em 19 de Maio de 1898. Formou-se em Direito no Recife (1869) e enveredou pela carreira diplomática (Santiago do Chile, Londres, Roma, Caracas e Lisboa). A princípio romântico, com os «Sonetos e Rimas» surge o poeta parnasiano. 

Esse soneto trata do amor materno e das doces lembranças do retorno ao lar da infância, sobre a saudade apertada de um tempo que não volta mais.... São sentimentos bons, claro, boas lembranças sempre despertam bons sentimentos!

Por isso, presentes à parte, não podemos nos esquecer de demonstrar nosso carinho por essa figura que é tão importante em nossas vidas. Homenageiem suas mães com muito amor e poesia!!!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...