Acho interessante sabermos a origem das datas comemorativas, por isso procurei saber qual a razão e desde quando comemoramos o dia das mães.
(imagem extraída do site: http://ns2.fatalsystem.com/wallpaper/Mothers-day-4/)
No site Adoro Viagem localizei a origem do dia das mães no Brasil e em outros lugares, vejam que interessante:
Pedida do almoço: Sem erro, uma boa Muzaka feita em enormes bandejas, ela mesmo, a famosa mistura grega de carne moída, purê de batata e talvez beringelas, que deverão ser servidas de forma esparramada nos pratos dos familiares em fila, todos com água na boca. Não se engane, só se quebram pratos na Grécia entre os turistas ou casamentos hollywoodianos.
REINO UNIDO: Com uma origem bem antiga também, a comemoração em homenagem às mães se dá no século XVI, quando os servos e aprendizes que trabalhavam para os senhores eram dispensados por um dia e apenas um dia do ano para que pudessem visitar suas mães. Posteriormente com a Revolução Industrial, o cenário da Inglaterra mudou e agora as mães eram também operárias em fábricas e tinham um tempo quase nulo para passar com seus filhos. Com isso foi estabelecido o "Mothering Day" para as mães ficarem em casa com seus filhos, celebrado no quarto domingo de Quaresma. Uma folga para voltar logo menos à singela jornada de 16 horas de trabalho.
Rango Real: Irremediavelmente os ingleses comerão batatas e ervilhas, ou ervilhas e batatas, e vice e versa se é que vocês nos entendem.
BRASIL: Por aqui as primeiras comemorações foram realizadas em 1918 pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre e alguns anos depois um outro moço (não tão moço) gaúcho, conhecido como Getúlio Vargas estabeleceu a data oficial para homenagear as mães como o segundo domingo de maio. Como todos nós sabemos o brasileiro adora homenagear a sua progenitora com presentes e almoços com toda a família reunida, é de se esperar que os dias anteriores ao das mães seja sinônimo de lojas cheias, estradas lotadas e filas gigantescas em restaurantes. Mas tudo vale a pena para passar um tempo com a senhora que te trouxe à Terra.
Prato Oficial Nacional: Uma bela macarronada feita com o famoso sugo da vovó aos exageros do queijo ralado faz a alegria até do cachorro da família."*
E nós acrescentamos --> Sobremesa Oficial Nacional: o BRIGADEIRO, é claaaro!
Beijos!
*Obs: A matéria completa do site você pode ver clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário