quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quem nunca foi uma mulher-ópera?!


Mulheres-ópera

 (por Fabrício Carpinejar*)

(...)
Uma piranha, uma traíra e uma vadia são expressões mais usadas pelas mulheres. Gostam de ofender, numa separação. Tanto faz que seja o namoro das outras.
O amor é o estádio de futebol feminino. A boca suja.
Estarão cegamente do lado das amigas. Não com elas, mas como elas.
Iguais na pele e no osso.
Torcem, vibram até com a cobrança de lateral.
Assumem para si as cafajestadas, as traições, os foras. Não têm distanciamento.
Choram ao telefone, engolem soluços. Guardam a vingança do recalque. Veículo da catarse das figuras que não se expressam no percurso familiar, tolhidas pela rigidez dos costumes. A bisavó que não xingava nada em seu tempo toma o corpo delas e tira o atrasado.
Toda amiga de uma amiga em apuros é uma mulher-ópera. Diva da dor. Mais canto do que enredo. Acompanha capítulo por capítulo da novela, de preferência com descrição bem longa e detalhada.
Uma colega telefona e confidencia que sua paixão a traiu; ela nem escuta o final da história para arrematar que é insuportável viver assim, que o tipo é um pilantra, que ela deve pular fora. Não deixa quem sofre completar o raciocínio e expor o que pensa.
Desossa o vivente de cima a baixo, como funcionária da Receita Federal. Sem perdão. Sem indulto. Malha fina no ato.
Esse sujeito torna-se persona non grata para todo o círculo de confidentes que ele não conhece. Terá uma espiã em seu encalço em cada bairro de sua cidade. Não vai relaxar mais para tomar um café num posto de gasolina 24 horas.
Assim como elas enforcam, transformam a corda em nó de gravata de casamento.
Na manhã seguinte, o cara prepara algo formidável, manda um buquê de orquídeas, desafia seus antecedentes, promete arrependimento e fidelidade. Muda de reputação na hora:
- Eu sempre acreditei nele, eu avisei que daria certo. Ahhh... Como você merece ser feliz. Mais do que qualquer uma de nós.





*Fabrício Carpinejar - já falamos dele aqui, e você pode conhecer mais desse escritor fantástico em seu site ou blog.


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...