quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viagem Literária 2011 - Divulguem e participem!!

"A verdadeira arte de viajar... 
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa. 
Como se estivessem abertos diante de nós 
todos os caminhos do mundo. 
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... 
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando..." 

(Mário Quintana)




A Luciana, uma amiga e cliente querida, pediu para ajudarmos na divulgação de um evento literário que acontece todos os anos na cidade de Valinhos, interior de SP. É com enorme prazer que divulgamos as informações abaixo, esperando que elas sejam repassadas adiante e que sirva de inspiração para, quem puder, participar do evento:

Lançado em 2008, o programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades participantes.

O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços.

O Viagem Literária é dividido em cinco módulos mensais. O primeiro, em junho, chama-se Literatura para Todos. Nele, a idéia é que autores que se dedicam aos mais variados gêneros literários conversem com o público sobre a sua obra.

As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos com escritores, cronistas, oficinas de criação literária e contação de histórias.

Em Valinhos, o autor Milton Hatoum* será recebido no dia 08/06/2011, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Mario Correa Lousada”, localizada a Rua Itália, 477 – Centro – Valinhos (SP).



*Milton Hatoum (Manaus, 19 de agosto de 1952) é um escritor, tradutor e professor brasileiro. Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Descendente de libaneses, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (esse último vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura) e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha. Hatoum costuma em suas obras falar de lares desestruturados com uma leve tendência política. Em suas duas últimas obras, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, Milton Hatoum fez uma sutil crítica ao regime militar brasileiro.

EstiloHatoum é conhecido por misturar experiência e lembranças pessoais com o contexto sócio-cultural da Amazônia e do Oriente. Sobre o primeiro livro, assim ele explica: "No Relato de um certo Oriente há um tom de confissão, é um texto de memória sem ser memorialístico, sem ser auto-biográfico; há, como é natural, elementos de minha vida e da vida familiar. Porque minha intenção, do ponto de vista da escritura, é ligar a história pessoal à história familiar: este é o meu projeto. Num certo momento de nossa vida, nossa história é também a história de nossa família e a de nosso país (com todas as limitações e delimitações que essa história suscite)." O colunista Roberto Amorim considera a escrita de Milton possuidora de "uma linguagem caudalosa e envolvente que faz o leitor sentir a força da boa literatura.”

ReputaçãoA partir do romance Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum vem gozando de um reconhecimento muito grande por parte dos críticos e também dos leitores do seu país e do exterior. O primeiro livro, assim como seu recente Orfãos do Eldorado, são considerados por diversos críticos como uma "obra-prima". Milton já foi chamado de "O escritor que coleciona prêmios", mas disse certa vez: "não escrevo para ganhá-los".

Romances: 1) Relato de um Certo Oriente (romance). São Paulo: Cia. das Letras, 1990; 2) Dois Irmãos (romance). São Paulo: Cia. das Letras, 2000; 3) Cinzas do Norte, 2005 e 4) Orfãos do Eldorado. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

Contos: 1) A cidade ilhada; 2) Você tem medo do quê? e 3) Varandas da Eva.

Luciana, muito obrigada pela valiosa dica =)

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...